Muito bem! Você está convencido de que precisa de um site. Mas por onde começar?
Fizemos esse guia rápido para marinheiros de primeira viagem.

1) Registre o seu domínio

Um domínio é o endereço do seu seu site. É também a parte depois do @ nos e-mails. Cada site deve ter seu próprio domínio.
Exemplo: agenciarossoni.com.br e agencia@agenciarossoni.com.br

O registro de um domínio é fácil e bem barato. Ele deve ser feito imediatamente para que você não corra o risco de que outra pessoa/empresa registre o domínio de seu interesse. Faça isso mesmo que não pretenda iniciar o seu site em breve.

Para saber se um domínio está disponível para registro quanto custa, visite o http://registro.br

2) Tenha objetivos claros

Não faça um site somente porque seu concorrente/vizinho fez. Seu site precisa ter objetivos bem definidos. Exemplos: melhorar relacionamento com clientes, divulgar produtos e serviços, aumentar visibilidade da marca, atender novos mercados…

3) Construa sua “nova casa”

É hora de iniciar as obras! É nessa etapa que seu site é projetado e construído.

Contrate profissionais éticos, sérios e competentes. Veja trabalhos anteriores e peça referências.
A diferença de preço entre empresas pode ser bem grande. Compare preço e qualidade, pois o barato pode sair caro.

4) Hospede seu site

Uma vez que seu site esteja pronto, ele precisará ser armazenado (hospedado) em servidores na internet.
Para isso, você contrata um provedor de hospedagem, que vai reservar uma determinada área nos servidores dele para o seu site e cuidar para que ele esteja sempre disponível.

Se seu site fosse uma casa, o provedor de hospedagem seria o terreno. Se o terreno tiver problemas, a casa cai…
Por isso, valem as mesmas recomendações e cuidados do item anterior.

5) Suporte, atualizações e manutenção

Pronto! O seu site está finalmente pronto e no ar, agora é só relaxar… ERRADO!
De nada adianta ter um site que não é atualizado com frequência. Se as pessoas vão até seu site, é porque elas tem um motivo.
Mantenha-as motivadas apresentando sempre informações novas e relevantes. Um CMS é uma ótima maneira de fazer isso.

O seu site deve ser uma ferramenta útil e não uma fonte de problemas. Você deve concentrar-se no seu negócio e não nos detalhes técnicos por baixo do capô. Por isso, tenha gente competente cuidando dessa parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *